Do Movimento FIGURO ABSTRACIONISTA ao FAVELISMO até o FAVELIRISMO
O registro deste Movimento nasceu, da necessidade de caracterizar-se o que não se via habitualmente no mundo da arte foi uma casualidade, posto que a ideia surgiu "a posteriori", por questões de enquadramento naquele universo. Então cabendo ao artista J. VICENTE a paternidade desse Movimento assim gravando-o para a posteridade como marca.
No início era tudo claro, abertamente visível, fazia-se as formas de maneiras a se identificar os seres, os objetos, as flores, etc...entretanto a insatisfação com aquela clareza, com toda aquela obviedade começou por se manifestar e sentiu-se a necessidade de imprimir um ar de mistério às obras e o que eram formas se transformou em pinturas amorfas, sem definições, que careciam que se desse trato à imaginação para se descobrir o que aquela arte queria manifestar, assim de degrau em degrau de insatisfação em insatisfação o personagem foi buscando no interior da pessoa satisfazer ao seu desejo incontido de buscar, desafiando sua curiosidade, criar num universo sem limites novos conteúdos que tentasse revelar algo de maior amplitude. Assim se fez o figuro-abstracionismo.
O registro deste Movimento nasceu, da necessidade de caracterizar-se o que não se via habitualmente no mundo da arte foi uma casualidade, posto que a ideia surgiu "a posteriori", por questões de enquadramento naquele universo. Então cabendo ao artista J. VICENTE a paternidade desse Movimento assim gravando-o para a posteridade como marca.
No início era tudo claro, abertamente visível, fazia-se as formas de maneiras a se identificar os seres, os objetos, as flores, etc...entretanto a insatisfação com aquela clareza, com toda aquela obviedade começou por se manifestar e sentiu-se a necessidade de imprimir um ar de mistério às obras e o que eram formas se transformou em pinturas amorfas, sem definições, que careciam que se desse trato à imaginação para se descobrir o que aquela arte queria manifestar, assim de degrau em degrau de insatisfação em insatisfação o personagem foi buscando no interior da pessoa satisfazer ao seu desejo incontido de buscar, desafiando sua curiosidade, criar num universo sem limites novos conteúdos que tentasse revelar algo de maior amplitude. Assim se fez o figuro-abstracionismo.
O figuro-abstracionismo foi se intensificando até se revelar como um Movimento que mescla a abstração e o figurativismo, ou a figuração adicionada ao abstrato de tal sorte que além dos traços óbvios o mistério envolve a obra de tal maneira que permite ao apreciador visualizar imagens que certos momentos se passam no seu interior e se projetam na obra tornando-a mais atraente aos seus olhos, além de tocar também à sua emoção. A sua terceira visão, aquela da qual tão bem escreveu Lobsang Rampa, cuja revelação, a cada instante, sob a ação da luminosidade, da projeção da sombra e até sob a influência da emoção do apreciador mostra diferenças interessantes. Assim não ficou a obra restrita a apenas o que queria dizer o seu autor, mas também disponível ao apreciador às suas interpretações e à interação mais completa entre um e outro.
O figuro-abstracionismo está manifestado nas obras envolvendo a pessoa e o personagem no momento da criação, bem como o apreciador e seu íntimo ao sorver da obra e do objeto da criação imprimindo o toque pessoal na obra, ou seja sua marca.
Daquele movimento a ideia evoluiu ao FAVELISMO. A palavra já identifica de certa forma o conteúdo, porém na sua essência o artista quis sintetizar algo muito maior que a FAVELA, posto que o colorido das obras apresentadas é de tal riqueza que vem a enfatizar o valor da vivência naquelas comunidades.
Eis que daí originou para FAVELIRISMO, por simbolizar o aspecto ROMÂNTICO DO FAVELISMO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário